quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Algumas frases de Umberto Eco sobre a leitura

Umberto Eco (Alexandria, 5 de janeiro de 1932) é um escritor, filósofo e lingüista italiano. Eco é mundialmente reputado por seus diversos ensaios universitários sobre a semiótica, a estética medieval, a comunicação de massa, a lingüística e a filosofia.

É, também, titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de Ciências Humanas na Universidade de Bolonha, além de colaborador em diversos periódicos acadêmicos, colunista da revista semanal italiana L'Espresso e professor honoris causa em diversas universidades ao redor do mundo. Eco é, ainda, notório escritor de romances, entre os quais O nome da rosa e O pêndulo de Foucault.

"Eu definiria o efeito poético como a capacidade do texto de continuar a gerar diferentes leituras, sem jamais ter sido completamente consumido."

"Livros não foram feitos para serem acreditados, e sim para serem postos em dúvida."

"O bom de um livro está em ser lido. O livro é feito de signos que falam de coisas. Sem ter um olho para entendê-los, um livro contém signos que não produzem conceitos; por isso é mudo."

"Um livro é uma criança frágil, sofre o desgaste do tempo, com os roedores, os elementos e as mãos desastradas... Então o bibliotecário protege os livros, não apenas contra a humanidade, mas também contra a natureza, e devota sua vidaa esta guerra as forças do esquecimento."

Nenhum comentário: