domingo, 31 de agosto de 2008

O Homem Elefante





O Homem Elefante é um filme do diretor David Lynch de 1980. Conta a história de John Merrick, também conhecido como o Homem Elefante, ficando famoso devido as suas terríveis deformações. Condenado a passar a maior parte de sua vida isolado do mundo, só encontrou sossego em seus últimos anos de vida.

Na vida real o nome do "Homem Elefante" não era John Merrick, e sim Joseph Carey Merrick, nascido em Leicester, Inglaterra, em 5 de agosto de 1862. Seu nome foi trocado por John Merrick nas anotações do Dr. Frederick Treves, como se Treves estivesse querendo dar alguma discrição a Joseph. C. Merrick.

Houve várias suspeitas sobre a doença de J. C. Merrick, até suspeita de Elefantíase. Ainda que não se saiba com absoluta certeza, crê-se que ele padecia de uma severa variação da síndrome de Proteus, sendo o caso mais grave conhecido até o momento.

Apesar de sua doença, Joseph C. Merrick sobressaiu-se pelo doce caráter e educação, bem como por uma inteligência superior à média. Faleceu em Londres no dia 11 de Abril de 1890.
______________________________________________

Curiosidades sobre o filme O HOMEM ELEFANTE:

- O diretor Mel Brooks foi um dos produtores executivos de O Homem-Elefante, tendo sido o responsável pela contratação de David Lynch e pela decisão em filmar em preto e branco. Entretanto, para evitar que o público considerasse que o filme fosse uma sátira pela simples presença de seu nome, Brooks pediu que não estivesse presente nos créditos do filme.

- O diretor David Lynch chegou a tentar ele mesmo fazer a maquiagem do Homem-Elefante, mas desistiu após concluir que não conseguiria fazê-la de forma satisfatória.

- A maquiagem do Homem-Elefante levava 12 horas para ser feita a cada vez que era aplicada em John Hurt.

- O orçamento de O Homem-Elefante foi de US$ 5 milhões.

______________________________________________________





OBS: Anthony Hopkins (Dr. Frederick "Freddie" Treves no filme) está ótimo, indiscutivelmente muito reconhecível. Logo na primeira cena em que ele aparece, mesmo estando de costas, aquela viradinha que ele dá é muito o jeitão dele. rs

Nenhum comentário: