quarta-feira, 14 de maio de 2008

Olha eu aqui outra vez!

Direto ao assunto.



Tava folheando um livrinho aqui da minha biblioteca ("100 respostas" da editora abril), e vi a pergunta "O que significa Dharma?". Lembrei de LOST, claro. E decidi colocar aqui como uma curiosidade. Vai que alguém acaba encontrando algum indício pra algo de LOST, rs.

O que significa "Dharma"?

O termo, origínário do sânscrito, tem vários sentidos, mas ao pé da letra quer dizer "aquilo que sustenta". Para os seguidores do budismo e do hinduísmo, o dharma está associado à lei ou à verdade natural que rege o Universo, as pessoas, as coisas e tudo que existe no mundo. Pode ser compreendido ainda como a lei espiritual do viver. Os budistas também chamam de dharma o conjunto de ensinamentos deixados pelo príncipe indiano Sidarta Gautama, o Buda, que viveu no século 6 a.C. "O dharma é considerado uma das três jóias no budismo, juntamente com o próprio Buda e com a sangha, a comunidade de praticantes", diz Arthur Shaker, coordenador da Casa de Dharma, um centro de meditação budista de São Paulo. Segundo ele, conduzir a própria existência de acordo com o dharma significa viver a prática das virtudes:evitar mentir, roubar e matar, buscar autocontrole, discernimento entre o certo e o errado, exercitar a caridade, a generosidade e a bondade, cultivar a compaixão, a sabedoria e o altruísmo. "Todas as pessoas que se identificam de coração com a filosofia budista devem se empenhar em seguir o caminho do dharma", afirma Arthur. Ao vivenciar o dharma, dizem os budistas, é possível nos libertas dos sofrimentos mundanos e entrar em sintonia com as leis divinas e universais.



Agora a definição dada pelo meu dicionário Houaiss, o Fodão:

Darma 1. Na cultura hinduísta, a lei única que governa ao mesmo tempo a natureza sensível e supra-sensível, a sociedade e a moral [O darma rege a conduta individual impondo, de acordo com a casta e a posição que se ocupa na sociedade, a maneira correta de agir.] 2. no budismo, a lei ou a verdade que determina a realidade espiritual de todos os seres humanos, e que se confunde com a doutrina do Buda

Nenhum comentário: